ODONTOPEDIATRIA

A Odontopediatria é a especialidade da Odontologia responsável pelos bebês, crianças e adolescentes. Oferece a cada faixa etária prevenção e tratamento. O odontopediatra é responsável também pela higiene não só das crianças que já tem dentinhos, mas também dos bebês e das gestantes. Além do cuidado clínico orientamos as mães sobre: higiene, tipos de escovas e cremes dentais, uso de mamadeira e chupeta, hábitos deletérios, dieta cariogênica, aplicação de flúor e selantes, tratamentos preventivos e corretivos, enfim, tudo que possa contribuir para que esta criança se torne um adulto sem cárie e sem má oclusão.

QUAL A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO EM BEBÊS E CRIANÇAS?

É essencial que os pais compreendam a importância da prevenção. Atualmente, dispomos de materiais e técnicas que possibilitam não só uma infância sem cárie, mas uma vida inteira longe dessa doença, que infelizmente ainda tem grande incidência no Brasil, segundo OMS. Conhecer o ambiente odontológico precocemente, ajuda no manejo do comportamento infantil e a criança aprende a importância de bons hábitos bucais, inserindo-os na sua rotina diária.

COM QUE IDADE DEVO LEVAR MEU FILHO AO ODONTOPEDIATRA?

A primeira consulta deve ser realizada ainda no primeiro ano de vida do bebê. No entanto, a mãe, ainda grávida, deve fazer no mínimo 2 visitas ao Odontopediatra para que ele a oriente quanto aos cuidados com sua própria saúde bucal e do seu bebê. Hoje, sabemos que doenças bucais podem causar parto prematuro ou baixo peso ao nascer, portanto, é imprescindível o Pré-Natal Odontológico.

QUANDO OS DENTES DE LEITE COMEÇAM A NASCER?

Em geral, entre o sexto e o oitavo mês de idade, nascem os primeiros dentinhos, no entanto, não é uma regra e pode existir uma grande variação na idade de erupção dos primeiros dentes. Por volta dos dois anos e meio a 3 anos de idade, todos os 20 dentes decíduos (de leite) devem estar presentes na boca. Os dentes permanentes começam a nascer por volta dos 6 anos, se iniciando a fase de dentição mista e por volta dos 12 anos, já ocorreu a troca de todos os dentes, dentição permanente já instalada.

SE OS DENTES DE LEITE VÃO CAIR, POR QUE É IMPORTANTE TRATÁ-LOS?

Os dentes de leite são essenciais para a manutenção da saúde das crianças. Eles proporcionam uma mastigação e deglutição adequada dos alimentos e consequente uma melhor digestão. Ainda são indispensáveis a outras funções como a fonação e respiração. Os dentes decíduos preparam o caminho, servem de guia para a erupção dos dentes seguintes, os dentes das crianças são formados e tem a mesma estrutura de um dente permanente, só diferem no tamanho e em detalhes anatômicos, mas possuem raiz, polpa (nervo do dente), esmalte e dentina, podendo ser comprometido por uma cárie levando a infecção, dor, inchaço e até comprometimento do dente permanente que está em formação.

A odontopediatria do Abre o Bocão é qualificada e oferece todos os tratamentos para uma infância saudável

✓ Odontopediatria para Bebês
✓ Odontopediatria preventiva
✓ Odontopediatra Restauradora
✓ Endodontia (canal) para dentes decíduos (de leite)
✓ Tratamento para dentes traumatizados
✓ Cirurgia em Odontopediatria
✓ Sedação medicamentosa
✓ Tratamento do Respirador Bucal
✓ Ortopedia Funcional do Maxilares (uso de aparelhos para tratamento precoce)
✓ Coletas de células-tronco a partir do dente de leite